Programação científica e cultural no Museu do estado abrindo a programação do Dia do Pediatra

Foi um sucesso a edição de julho do Encontro com Especialista, realizado pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) no sábado (21). O evento reuniu 53 pediatras no Museu do Estado de Pernambuco, que puderam atualizar os conhecimentos a respeito da nutrição pediátrica.

Museu2Museu4Museu5

 

Após café da manhã oferecido a todos os participantes, a gastropediatra e vice-presidente da Sopepe Kátia Brandt fez palestra sobre a implantação da microbiota, conjunto de micro-organismos que habitam o intestino. Dentre os pontos destacados por ela, a importância das mães procurarem orientação de um pediatra ainda durante a gestação e a maior proteção oferecida pelo parto natural e pelo aleitamento materno à saúde intestinal dos pequenos.

Museu6

Já a nutricionista Lenycia Neri abordou as diversas fases da nutrição em pediatria – da gestação à adolescência, que deve ser feita em parceria entre o nutricionista e o pediatra. Lenycia falou também sobre probióticos, simbióticos e fitoesteróis sob a ótica da indústria farmacoquímica. Após as aulas, os participantes foram conduzidos para um passeio pelo Museu do Estado, que reúne peças e informações sobre a cultura e formação do povo pernambucano.

Museu8

“Estamos no caminho certo na tentativa de inovar os modelos tradicionais de aula e reunião”, analisa Eduardo Jorge Fonseca, presidente da Sopepe. “Quando agregamos valor ao evento, trazendo algo de diferente, o pediatra fica mais motivado a participar. Ele se atualiza sobre um tema específico e ainda tem a oportunidade de visitar um museu, por exemplo, se sensibilizando e conhecendo mais sobre a cultura pernambucana”, salientou.

Museu12Museu15

O encontro contou ainda com o anúncio oficial do apoio ofertado pela Sopepe à campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, além de comemorar o Dia do Pediatra, celebrado em 27 de julho.

PRÓXIMA EDIÇÃO – Seguindo a proposta de fusão entre ciência e cultura, o próximo Encontro com Especialista já tem data e local marcados. Será dia 11 de agosto, a partir das 9h, no Restaurante Pobre Juan (RioMar Shopping, Pina).

Com o tema Fibrose Cística – O que o Pediatra Geral Precisa Saber, o evento contará com palestra do médico Murilo Brito, além de um tributo musical a Elis Regina, sob comando de Cláudio Almeida e Beth Coelho.

A inscrição dos associados interessados em participar deve ser feita pela secretaria da Sociedade de Pediatria de Pernambuco através do telefone 3423.5063 ou pelo e-mail secretaria@sopepe.com.br

Recent Posts

Leave a Comment