Qualidade técnica e adesão do público marcam V Congresso Pernambucano de Pediatria

Cerca de 600 participantes lotaram as quatro salas de convenção do Mar Hotel, no Recife (PE), para assistir às palestras e conferências do V Congresso Pernambucano de Pediatria. O evento, realizado pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) entre os dias 27 e 30 de março, reuniu renomados palestrantes do País para discutir as principais atualizações sobre os cuidados com a saúde de crianças e adolescentes.

Foto3.1

A cerimônia de abertura contou com um pronunciamento em vídeo da presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, que elogiou a qualidade da programação desenvolvida pela Comissão Científica e parabenizou o engajamento dos especialistas pernambucanos, que congregam habilidades técnicas e empatia no atendimento de seus pacientes.

Durante a solenidade, ocorreu também uma homenagem pelo centenário do professor Fernando Figueira, presidente de honra in memoriam. Na ocasião, o especialista foi representado pela neta, também pediatra, dra. Cecília Figueira.

Foto15

Em um discurso emocionado, o presidente da Sopepe e do Congresso, dr. Eduardo Jorge Fonseca, destacou alguns dos atuais desafios da pediatria e apresentou um balanço das ações desenvolvidas pela filiada nos últimos três anos. Para ele, a filiada deu importante ênfase ao avanço da educação continuada de seus associados, por meio de cursos, simpósios e encontros em todas as regiões do Estado.

Foto3

“A diretoria da Sopepe sempre esteve dedica em construir uma entidade forte, dinâmica e combativa em prol da valorização profissional e da população pediátrica. Cuidar do indivíduo nas fases mais importantes da vida – infância e adolescência – é uma das atribuições mais genuínas. É preciso reforçar perante os gestores públicos e toda sociedade a necessidade de cada criança ter o seu pediatra”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO – Entre os assuntos abordados na grade científica, diversas foram destacadas pelo público, como: “Desafios para o pediatra do século XXI”, ministrada pelo dr. Jefferson Piva; “Cobertura vacinal: desafios de todos”, conduzida pelo presidente do Departamento de Imunizações da SBP, dr. Renato de Ávila Kfouri; e “Refluxo gastroesofágico – limites do pediatra”, apresentada pelo dr. Mauro Baptista de Moraes, presidente do Departamento de Gastroenterologia da SBP.

Foto6

Além disso, temas como “Puericultura: passado, presente e futuro”; “Seletividade alimentar e o papel do pediatra”; “Incongruência de gênero”; “Interação mãe-bebê no aleitamento materno”; “Arboviroses – Qual a situação atual?”; entre outros, também foram bastante comentados.

ELEIÇÃO – Pela primeira vez na história da Sopepe, a eleição da nova diretoria da entidade foi realizada durante o Congresso Pernambucano de Pediatria. Com uma única chapa participante, o processo de votação elegeu o grupo liderado pela dra. Kátia Brandt, atual vice-presidente da Sopepe.

Foto5

Este texto foi publicado, também, no site da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Recent Posts

Leave a Comment