Recomendações sobre vacina contra COVID-19

Recomendações da SOPEPE aos pediatras.

Recife, 22 de janeiro de 2021.

 

Em vista do quantitativo reduzido de doses de vacina contra COVID-19 disponibilizado para Pernambuco, e tomando conhecimento de que pediatras que atuaram e atuam na linha de frente de enfrentamento à COVID ainda não foram vacinados, a SOPEPE, após elaboração junto com seu departamento de imunização, faz as seguintes recomendações:

1.Priorizar a vacinação de profissionais de saúde que estão diretamente expostos, neste momento, ao risco de contaminação.

2.Definir de forma clara quais profissionais serão vacinados inicialmente, dentro do grupo de prioridades, sendo sugerido inicialmente: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas; além de profissionais de outras áreas que trabalhem em tempo integral, dentro de espaço de risco para COVID. Esta definição não deve ficar a cargo da instituição, nem se basear no critério amplo do Ministério da Saúde.

3.Não vacinar estudantes de medicina neste primeiro momento, mesmo que frequentem cenários COVID, uma vez que não são prioritários para o funcionamento dos mesmos.

4.Definir e divulgar com urgência um calendário para os profissionais que serão contemplados com a vacina. A demora e a falta de informação estão gerando angústia e sensação de descaso entre os profissionais ainda não vacinados.

5.Esclarecer como e onde será realizado o monitoramento de possíveis eventos adversos à vacina.

Recent Posts

Leave a Comment