SBP lança workshop interativo mensal voltado aos residentes de pediatria

A Sociedade Brasileira de Pediatria lançará na próxima quarta-feira (5), às 19h30, o Wi-Ped, que consistirá em um workshop interativo e mensal voltado aos residentes de Pediatria de todo o País. A ação é uma iniciativa da Coordenação de Residência e Estágios em Pediatria da SBP, com a ideia de promover a criação de uma rede colaborativa com foco no compartilhamento de conteúdo científico, num espaço de conexão e aprendizado.

O tema deste primeiro encontro será “Diarreia crônica com sangue”, com exposição da dra. Cibele Santa. O Programa de Residência responsável por essa primeira discussão será o da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além disso, haverá ainda uma abertura com a presença da presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva; e dos especialistas da Coordenação de Residência e Estágios em Pediatria da SBP, dra. Ana Zöllner (coordenadora) e dr. Eduardo Jorge (membro).

Banner SBP wi ped maio 21

A dra. Ana Zöllner reforça a importância da atividade para que os residentes percebam que, apesar da pediatria brasileira ter suas especificidades regionais, muitas questões são iguais. “Essa atividade vai ser muito importante para todos porque promoverá uma aproximação dos residentes de pediatria entre si, dos supervisores e preceptores, além de possibilitar a formação de uma grande rede de pediatria. Além disso, haverá uma aproximação entre esses futuros pediatras e a SBP, que é muito importante, para criar uma pediatria mais forte e unida”, diz.

A cada mês, um serviço de residência médica ficará responsável pelo conteúdo científico, composto por um caso clínico e quatro questões de múltiplas escolhas.  O caso será liberado três dias antes do workshop no site do evento para que todos os participantes possam ler e promover os debates no dia. A discussão será on-line, com apresentação pelo residente do serviço indicado, enquanto o comentário será realizado pelos preceptores responsáveis.

Dr. Eduardo Jorge salienta a importância da adesão à ação e que à medida que os Programas de Residência em Pediatria forem manifestando interesse, serão incluídos no grupo. “Serão debatidos grandes temas da pediatria e assuntos que os residentes podem encontrar na prática do consultório, sempre de forma atualizada e, possivelmente, com diagnóstico diferencial. Dessa forma, há um maior desenvolvimento do raciocínio clínico. A ideia é termos uma participação ativa dos residentes para que haja um grande intercâmbio de conhecimento entre todos”, enfatiza.

INSCRIÇÃO E PROGRAMAÇÃO – O primeiro programa será aberto a todos os que quiserem participar. No entanto, a partir do segundo encontro o médico residente deverá estar associado à SBP.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE.

Alguns dos temas já confirmados para os próximos workshops são: “Quando suspeitar de erros inatos do metabolismo”; “Pneumonia comunitária”; “Calendário Vacinal SBP x PNI”; “Diagnóstico diferencial do edema”; “Aspectos éticos na consulta do adolescente”; entre outros. Os próximos assuntos, podem ser conferidos AQUI.

Recent Posts

Leave a Comment