Simpósio de Aleitamento Materno e ação de vacinação em destaque no Nordesteped

O 1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste (Nordesteped), promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e filiadas da Região Nordeste, vai reforçar a importância do aleitamento materno para a saúde das crianças. Logo no primeiro dia do maior evento pediátrico da região (1º de maio), será realizada também a primeira edição do Simpósio de Aleitamento Materno do Nordeste.

Segundo a coordenadora da atividade e presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), dra. Dolores Fernandez, o aleitamento materno tem papel fundamental na vida e saúde das crianças e a atuação dos pediatras na orientação aos pais frente às dificuldades encontradas pela mãe na hora de amamentar é extremamente importante.

“O pediatra é o profissional que assiste a criança desde o nascimento. Por isso, é importante promover a amamentação já na primeira hora de vida para que se estabeleça a apojadura, quando se inicia a busca pelo peito e a sucção, a partir do contato pele a pele. Cabe ao pediatra estar preparado para ajudar as mães a superarem quaisquer dificuldades”, explica a dra. Dolores.

A primeira edição do Nordesteped ocorrerá entre os dias 1º e 3 de maio e será realizado simultaneamente nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que são divididas pelo Rio São Francisco.

ASSUNTOS – Na oportunidade, serão debatidos os temas como “Histórias que mudaram o rumo da história de muitas mães”; “Legislação e Aleitamento Materno – NBCAL: por que falar sobre isso?”; “Intercorrências/dificuldades em amamentação: como manejar”; “Hiperprodução: diagnóstico e conduta”; “Dor na mama ao amamentar: como manejar”; e “Enxaqueca e amamentação: o que há de novo”. Além disso, após as palestras acontecerá ainda uma sessão de perguntas e respostas.

“Essas aulas abordarão assuntos e dúvidas que o pediatra pode encontrar em sua prática cotidiana e, por isso, sua participação na atividade é essencial. Além disso, estamos indo ao interior do estado levando conhecimento, permitindo a experiências que certamente enriquecerá nossa vida, tanto profissional quanto socialmente”, afirma dra. Dolores.

CAMPANHA – Durante o Nordesteped, também será promovida uma campanha de vacinação voltada aos estudantes de Medicina e residentes em Pediatria inscritos no Congresso. A atividade, que será feita em parceria com a Prefeitura de Petrolina, ocorrerá no dia 3 de maio.

“Trata-se de uma atividade que visa dar mais proteção ao estudante, ao residente e também aos pacientes. Estaremos administrando as vacinas da Tríplice Viral, Hepatite B, dT e Gripe, por exemplo”, explica o dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, presidente do Congresso, da filiada de Pernambuco e coordenador da ação.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o evento continuam abertas. Os valores variam de R$ 100,00 (estudantes cadastrados na Liga de Pediatria da SBP) a R$ 650,00 (médico não associado à instituição), de acordo com a tabela vigente.

 

Com informações do site da SBP

Recent Posts

Leave a Comment